Petrolina (PE) supera média histórica de chuvas no mês de dezembro e sofre com transtornos

Natal é marcado por chuva forte em Petrolina — Foto: Reprodução TV Grande Rio


As chuvas estão de volta em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, trazendo média histórica para o mês de dezembro. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a cidade foi a segunda do estado com o maior registro de chuva, ficando atrás apenas de Caetés, no Agreste, com 113 mm. Junto com o tempo chuvoso, os transtornos também surgem causando alagamentos e até aparecimento de animais silvestres.

Desde a última sexta-feira (24), a Apac tem emitido alertas de chuva com intensidade moderada a forte no Sertão do estado. Em outros municípios, o fim de semana também foi chuvoso. Orocó teve um acúmulo de 78 milímetros de chuva. Em Lagoa Grande, o volume de chuva foi de 65 milímetros, seguido por Cabrobó, com 57 milímetros.

Em Petrolina, o volume de 103 mm de chuva trouxe alertas para a população, com ruas intransitáveis e alagamentos. Quem passa pelo bairro Padre Cícero encontra muita lama, resultado do fim de semana. No bairro Dom Avelar, a lagoa do local transbordou, causando diversos transtornos. O nível da água subiu tanto que quase encobriu as residências.

Além dos problemas de infraestrutura que se intensificam com a chuva, o surgimento de animais silvestres também causa preocupação. No domingo (26), dois jacarés foram capturados pela unidade do Corpo de Bombeiros da cidade. Os animais foram encontrados no bairro Caminho do Sol e KM 2. Após a captura, os jacarés foram devolvidos ao Rio São Francisco.

A Defesa Civil informa que está intensificando as ações nos bairros mais críticos da cidade, mas alerta para a possibilidade de chuvas moderadas até sexta-feira (31). Por isso, a população deve redobrar o estado de atenção e, diante de situações de anormalidade e possíveis riscos, deve acionar imediatamente o órgão municipal, através do número 153, que funciona 24h ou pelo WhatsApp (87) 98106-7310.

Postar um comentário

0 Comentários