"Nossos bravos combatentes estão agora realizando ataques aéreos nas bases dos terroristas", escreveu Trump em uma publicação nas redes sociais. “Nenhuma força terrorista vai impedir que os navios comerciais e militares dos EUA naveguem livremente".
Ele também alertou o Irã para interromper o apoio ao grupo rebelde, prometendo responsabilizar o país. Isso ocorre duas semanas depois de o líder dos EUA enviar uma carta aos líderes iranianos oferecendo uma via para reiniciar as negociações bilaterais entre os dois países sobre o programa nuclear do Irã, que Trump afirmou que não permitirá que se torne operacional.
"To all Houthi terrorists, YOUR TIME IS UP..." –President Donald J. Trump pic.twitter.com/P4qwgyDs8c
— President Donald J. Trump (@POTUS) March 15, 2025
Os Houthi relataram uma série de explosões em seu território na noite de sábado (15). Imagens que circulam online mostram colunas de fumaça preta sobre a área do complexo do aeroporto de Sanaa, que inclui uma grande instalação militar.
Os ataques aéreos acontecem poucos dias depois de os Houthi anunciarem que retomariam os ataques a embarcações israelenses navegando em águas do Iêmen em resposta ao bloqueio de Gaza por Israel. Apesar disso, não houve registro de ataques Houthi desde então.
No início deste mês, Israel interrompeu toda ajuda destinada a Gaza e advertiu sobre “consequências adicionais” para o Hamas se o frágil cessar-fogo na guerra não for estendido, enquanto continuam as negociações para iniciar uma segunda fase.
Os Houthi haviam alertado que suas ações teriam efeito no Mar Vermelho, no Golfo de Aden, no Estreito de Bab el-Mandeb e no Mar Arábico.
Entre o início da guerra entre Israel e Hamas, em outubro de 2023, e janeiro deste ano, os Houthi atacaram mais de 100 embarcações comerciais com mísseis e drones, afundando dois navios e matando quatro marinheiros.
Os Estados Unidos, Israel e o Reino Unido já atacaram áreas controladas pelos Houthi no Iémen. O exército de Israel se recusou a comentar.
O escritório de mídia dos Houthi disse que os ataques dos EUA atingiram "um bairro residencial" no distrito norte de Shouab, em Sanaa.
0 Comentários
Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.