“A Alemanha posicionará permanentemente uma brigada na Lituânia. Este é um passo importante para fortalecer nossa dissuasão e defesa no flanco oriental da aliança”, afirmou.
O comando aéreo aliado da OTAN fornecerá ao centro de controle e relatórios da Lituânia maiores indicações e alertas sobre lançamentos aéreos contra a Ucrânia que possam cruzar a Lituânia, disse Grynkewich.
Polônia, Ucrânia e Lituânia, em uma declaração conjunta nesta quinta-feira (11), condenaram a Rússia pela incursão de drones no espaço aéreo polonês na quarta-feira (10), classificando a ação como uma provocação deliberada e sem precedentes.
Em resposta, a Rússia afirmou que não pretendia atingir nenhum alvo na Polônia e que não faria mais comentários sobre o incidente. Um comandante sênior da OTAN disse que ainda não se sabe se a incursão de drones foi intencional.
Mas o incidente levantou questões sobre a preparação da OTAN contra ataques de drones, alimentou tensões com a Rússia e levou alguns líderes ocidentais a buscar novas sanções contra Moscou e questionar seu comprometimento com os esforços de paz na Ucrânia.
0 Comentários
Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.