No Brasil, que envelhece mais rápido do que se previa, os registros de violência contra idosos acendem um alerta: são, em média, quase 500 denúncias por dia no Disque 100. Essas agressões vão do abandono ao golpe financeiro, do insulto à violência física. E, muitas vezes, nem a vítima e nem a família percebem que é crime.
De janeiro a outubro deste ano, foram 151 mil denúncias, mais de um milhão de violações, e a maioria contra mulheres idosas. A cartilha, lançada pela Anampa, reforça: "informar para proteger". Ela lista direitos, tipos de violência e sinais de alerta que precisam ser levados a sério.
A cartilha destaca também que situações do convívio familiar, como reter documentos, apropriar-se da aposentadoria, impedir visitas ou fazer xingamentos, também configuram violência.
Leis recentes reforçaram a punição para maus-tratos, abandono e golpes. A nova portaria do Ministério dos Direitos Humanos prioriza denúncias envolvendo pessoas acima de 80 anos e estabelece um atendimento mais humanizado no Disque 100.



0 Comentários
Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.