Após transplante de intestino nos EUA, jovem de PE tem órgão rejeitado

Família e amigos de Weverton Fagner fizeram campanha para arrecadar dinheiro do transplante de intestino (Foto: Reprodução/TV Globo)


Depois dos esforços para conseguir um transplante de intestino para Weverton Fágner de Medeiros Gomes, de Vitória de Santo Antão, na Mata Norte de Pernambuco, a luta da família vai recomeçar. Nesta quinta-feira (10), o jovem de 20 anos se recupera de uma cirurgia para retirar o enxerto intestinal, já que seu organismo apresentou rejeição ao órgão transplantado.

De acordo com o pai de Weverton, Ubiratan Gomes, o jovem apresentou febre e sintomas de rejeição do órgão uma semana depois de a família voltar dos Estados Unidos, país em que o transplante de intestino foi realizado, ao Recife. Sem um centro de referência em intestino na capital pernambucana, a família seguiu, em julho, para São Paulo.

Observado há cerca de um mês pelos médicos, o jovem teve o enxerto retirado numa cirurgia na quarta (9). “Os médicos tentaram controlar a rejeição [do órgão], mas não conseguiram. Ontem [quarta] eles chegaram à decisão de tirar o enxerto para não arriscar a vida dele”, conta o pai do estudante.

Realizada em São Paulo, a cirurgia foi considerada de alto risco, mas, segundo o pai de Weverton, foi realizada com sucesso. “Agora ele está sedado, na UTI, se recuperando", comenta. “Agora tem que recomeçar a luta. A gente não pode fraquejar, não pode esmorecer”, frisa Gomes, na torcida pela recuperação do filho.

Entenda o caso

No dia 16 de julho de 2015, Weverton chegou ao Hospital Otávio de Freitas, no Recife, com sintomas de apendicite. Foi operado, mas dias depois os médicos descobriram que ele tinha uma trombose no intestino e, por isso, 90% do órgão precisou ser retirado.

Diante disso, a família e os amigos de Weverton Gomes iniciaram uma campanha para arrecadar os R$ 4 milhões necessários para a realização do transplante de intestino. A campanha conseguiu arrecadar R$ 500 mil, valor utilizado para manter a estadia dos pais nos Estados Unidos. As informações são do G1 PE.

Postar um comentário

0 Comentários