Cinco razões mais ou menos óbvias para acordar no meio da noite

(Foto: Reprodução/Noticias ao Minuto)


Mesmo quando o cansaço parece que nos vai trazer uma noite de sono tranquilizante, eis que o despertar acontece quando menos se espera.

Acordar no meio da noite é uma realidade para uma boa parte das pessoas, até mesmo para aquelas que estão cansadas ao ponto de achar que nem um terremoto seria capaz de as despertar.

A interrupção constante do sono traz sérias consequências para a saúde, desde o aumento do estresse ao desregulamento do sistema imunológico, contudo, essa mesma interrupção frequente pode ser facilmente resolvida, bastando para tal travar alguns hábitos diários que nada mais fazem do que afetar o sono.

Falamos, por exemplo, de tomar café à tarde e/ou à noite. Embora algumas pessoas sejam já tolerantes à cafeína, a verdade é que esta substância é altamente estimulante e consegue interferir com o estado de alerta da pessoa, deixando-a mais desperta e até mesmo ansiosa.

Como explica o Deporte y Vida do jornal espanhol AS, também o álcool tem um impacto direto na qualidade do sono. Apesar da bebida ajudar a relaxar num primeiro momento, a sua ação no organismo nada mais faz do que desregular o bom funcionamento por completo, acabando também por interferir com a qualidade do sono pelo simples fato de deixar a pessoa mais agitada.

Manter as luzes intensas acesas antes de dormir e/ou usar dispositivos móveis ainda na cama são também fatores que afetam os níveis de melatonina e, por isso, dificultam a qualidade do sono ao longo da noite. Porém, independentemente de todos estes fatores, a má qualidade do colchão pode ser também um aspecto a ter em conta e são vários os sinais que facilmente denunciam isso mesmo.

Por fim, mas não menos comum, a tendência para acordar durante a noite de forma constante pode dever-se aos mais de 80 tipos de distúrbios de sono. As informações são do Noticias ao Minuto.

Postar um comentário

0 Comentários