(Foto: Ascom PMP)
O objetivo foi avaliar se o estabelecimento vinha descumprindo os direitos dos consumidores relacionados a produtos sem data de validade; sem data de fabricação; preços divergentes entre gôndolas e caixa e ainda os produtos promocionais com data de validade próxima. Segundo o diretor presidente do órgão vinculado à Prefeitura de Petrolina, Dhiego Serra, a principal dica é que os consumidores estejam sempre atentos a esses itens acima para não ter prejuízos.
“Uma das principais queixas registradas no Prodecon é sobre a diferenciação de preços entre o ofertado nas gôndolas e o valor cobrado no caixa. Essa prática fere o direito do consumidor e justamente por isso, recomendamos que no momento da compra o consumidor esteja atento ao valor que foi apresentado na gôndola e aquele que saiu no caixa, pois é direito do consumidor pagar o menor valor entre eles, como garantido pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC)”, disse.
Durante a fiscalização, os fiscais identificaram apenas uma irregularidade: um carrinho no qual alguns itens promocionais (com data próxima ao vencimento) apareciam sem a devida informação sobre a validade crítica. Diante da irregularidade, os fiscais notificaram o estabelecimento para que fosse disponibilizada a informação sobre o vencimento dos produtos.
O consumidor que se sentir lesado pode fazer sua reclamação junto ao Prodecon. Para isso, basta procurar o órgão no térreo do Centro de Convenções Senador Nilo Coelho das 8h às 12h. Para formalizar uma denúncia é preciso apresentar cópia de RG, CPF, comprovante de residência, além de nota do produto. Outras informações através do número: 3861-3066.
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