O avião da Gol arremeteu enquanto a aeronave da Azul pousava — Foto: Ana Clara Marinho/Reprodução
O voo número 2700 da Azul taxiava, quando a aeronave da Gol 1862 se aproximava para pousar e teve que arremeter. Em nota, a Azul afirmou que "a arremetida é um procedimento previsto nas operações de pouso".
A Gol informou que o avião "precisou descontinuar a aproximação em virtude da indisponibilidade da pista por ocupação de outra aeronave naquele momento".
A companhia disse, ainda, que "o comandante tinha contato visual com a aeronave que ainda taxiava pela pista" e que, após a liberação, o pouso foi feito "com total segurança".
O presidente do Conselho Distrital, Milton Luna, estava a bordo da aeronave da Azul e conta que se assustou ao perceber o que acontecia. “O avião tinha acabado de pousar, eu estava na janela, quando vi uma nuvem preta passando por cima. Era o avião da Gol, que graças a Deus arremeteu”, diz Luna.
O presidente do conselho afirma que vai instaurar investigação sobre o incidente envolvendo os voos da Azul e Gol. “Vamos formar uma comissão especial para, junto a outros órgãos, como Aeronáutica, Administração da Ilha e Anac [Agência Nacional de Avião Civil], apurar esse caso”, afirma o presidente do Conselho. (VEJA O VÍDEO).
A empresa responsável do aeroporto de Fernando de Noronha, Dix, informa que não tem responsabilidade sobre o controle das aeronaves.
“Esse controle do espaço aéreo não é feito por nós, esse trabalho é feito pela Aeronáutica, que autoriza pouso e decolagem”, esclarece o gerente operacional da empresa, Waldir Machado Júnior.
Confira a íntegra da nota da Aeronáutica:
"A arremetida registrada no aeródromo de Fernando de Noronha (PE), no domingo (17/02), ocorreu dentro dos padrões de segurança das regras de tráfego aéreo. A situação foi classificada como normal.
Importante esclarecer que o serviço de tráfego aéreo prestado no local é o de Serviço de Informação de voo. Nesta modalidade, o operador de estação aeronáutica fornece às aeronaves todas as informações necessárias à operação segura, a fim de que o piloto decida, em qualquer fase do voo, qual o procedimento será utilizado e inclusive em qual pista irá realizar a decolagem ou o pouso.
As aeronaves estavam em coordenação via rádio e não houve risco nenhum aos envolvidos no caso." As informações são de Ana Clara Marinho, G1 PE.
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