Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HDM/IMIP de Petrolina realiza reciclagem sobre condutas assistenciais

Foto: Hospital Dom Malan/IMIP

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina(PE), está realizando este mês um treinamento de reciclagem sobre os principais procedimentos e condutas para prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde.

A ação – que conta com a participação especial da Dra. Bactéria (personagem) – faz parte da educação continuada em saúde do serviço e tem como objetivo atingir primeiramente os setores fechados do hospital. “Estamos dando prioridade aos setores fechados, pois estes ficam mais suscetíveis às infeções. Mas, tentaremos alcançar todo o prédio”, explica a enfermeira gerente da CCIH, Layanna Vasconcelos.

Segundo a profissional, os treinamentos, cursos e capacitações são realizados de acordo com a demanda. “A gente faz o levantamento das principais necessidades do hospital e tenta trabalhar com a equipe no sentido de melhorar as deficiências encontradas”, informa.
No caso específico do controle das infeções, as ações são voltadas para o fortalecimento da segurança do paciente, através de medidas simples, como a higienização correta das mãos e a segregação correta do lixo. “A gente tenta abordar tudo que está relacionado aos cuidados e prevenção”, assegura.

Estão participando médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, residentes e internos. “Nós estamos fazendo um quiz de perguntas e respostas e estimulando a competição positiva. Quem acerta mais ganha brinde. Tem sido bem legal e a equipe tem aderido bastante”, relata Layanna.

Tanto trabalho tem gerado bons resultados. “Apesar de toda a nossa demanda e dificuldades típicas de um serviço público de saúde, temos conseguido manter um controle satisfatório das infecções. E isso nós relacionamos muito a esse trabalho de educação em saúde”, considera.

As Infecções relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), principalmente as adquiridas no ambiente hospitalar, estão entre as principais causas de morbidade e de mortalidade e, consequentemente, da elevação de custo para o tratamento do paciente. Parte considerável dessas infecções pode ser evitada com a aplicação de medidas de prevenção, como as realizadas pelo Dom Malan.

Postar um comentário

0 Comentários