Uli Firmino embarcou nesta quinta-feira (12), no Recife, rumo a Fortaleza — Foto: Taísa Guedes/Divulgação
“Está uma mistura de felicidade, ansiedade e alívio! É uma vitória de nós todos”, conta Uli, depois de ter feito um Boletim de Ocorrência contra a Latam Airlines Brasil. A empresa foi autuada pelo Procon-PE por não apresentar justificativa legal para que ela viajasse.
“Infelizmente, quando acontece um caso criminoso como esse, serve de exemplo para todas as outras companhias”, afirma a advogada de Uli, Taísa Guedes.
No sábado (7), o problema começou após a passageira, que tem sensibilidade auditiva, pedir para trocar de assento devido à proximidade à turbina do avião. O pedido também foi feito porque a cadeira em que ela ficaria era entre duas pessoas, quando o ideal seria que fosse no corredor.
Na quarta (11), a veterinária contou ao G1 que teve o assento trocado, mas a supervisora de embarque foi chamada e informou que a passageira precisava de um laudo. Mesmo após conseguir o documento, ela foi informada de que não poderia embarcar.
Por não ter conseguido viajar no fim de semana, Uli perdeu uma cirurgia que seria realizada na segunda (10), em Fortaleza. O procedimento médico foi reagendado para sexta (13), de acordo com a passageira.
“Ela está muito angustiada para saber se tudo vai dar certo, se não vai ter nenhum tipo de ação como aconteceu. O dano causado a ela não vai ser resolvido tão cedo”, diz a advogada de Uli.
A defensora da veterinária também entrou com uma ação de indenização por danos materiais e morais contra a companhia aérea. "O dano moral com pedido indenizatório pelo constrangimento sofrido, e inibitório, para que a companhia não mais pratique este tipo de ato", diz.
Na quarta (11), a Latam informou à reportagem que "se sensibiliza com o ocorrido e informa que se manteve mobilizada para o embarque da passageira", mas que "seus procedimentos estão de acordo com as regras vigentes do setor e têm como objetivo resguardar o bem-estar e a saúde do passageiro a bordo". As informações são do G1 PE.
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