Em Petrolina, o embaixador foi apresentado aos sistemas públicos de irrigação implantados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), e também a fazendas de grande porte de produção de manga e uva. Além da Capital Sertaneja, Shmulik Bass, o chefe de Departamento Político da Embaixada de Israel, David Atar e o assessor de Agronegócios da Embaixada de Israel, Ari Fischer também conheceram o Lago de Sobradinho-BA e a vinícola Miolo, instalada na cidade de Casa Nova-BA, onde são produzidos vinhos e produtos com certificação internacional.
Durante a visita o embaixador destacou o propósito que o fez vir até Petrolina, já reconhecida internacionalmente pela fruticultura irrigada atendendo a demandas de vários nichos pelo mundo. Por ano, são 170 mil toneladas de manga e 49 mil toneladas de uva que chegam até as mesas de países como Portugal, Canadá, Holanda, Espanha, EUA, Reino Unido, movimentando na região de Petrolina, anualmente, cerca de quase R$ 300 milhões. Shmulik também se mostrou favorável a disponibilizar, por meio de cooperação entre os países, a moderna tecnologia de manejo das águas pelo qual Israel tornou-se afamado mundialmente, pois utiliza modelos inovadores, principalmente, na captação.
“Quando chegamos aqui vimos essa área florida e esse é o sonho de Israel, transformar uma área desértica em verde. Fico muito feliz de saber que a relação entre Israel e Brasil fez tão bem para tantas pessoas. Temos um ditado que diz ‘se não tem farinha, não tem Torá, o nosso livro sagrado; e mais uma vez fico contente de ver que vocês estão unindo a educação com a alimentação, isso é muito importante. Vocês são os heróis do Brasil porque mesmo com a pandemia não pararam de produzir alimentos e nesse ano a agricultura salvou a economia desse país”, revelou o embaixador.
Fotos: Jonas Santos/ Alexandre Justino
O vice-prefeito, Simão Durando, lembrou um fato histórico que envolve a relação de Petrolina e Israel ao mencionar ida do ex-deputado Osvaldo Coelho ao país 30 anos atrás. “Nilo Coelho foi até Israel buscar novas tecnologias, conhecer as técnicas de irrigação para trazê-las ao Vale do São Francisco. Hoje, com muita satisfação, recebemos o embaixador de Israel que veio ver de perto a nossa evolução, o que há de mais moderno no Brasil e no mundo na implementação agrícola, na fruticultura irrigada. Petrolina, que foi transformada a partir da irrigação, se destaca por sua gente trabalhadora, de uma força política de homens comprometidos com o desenvolvimento da região que não se deixaram desanimar pelas adversidades do nosso clima semiárido nordestino. Nos enche de orgulho saber que o que estamos fazendo aqui não deixa a desejar para nenhum país do mundo!”, ressaltou o vice-prefeito.
Também estiveram presentes na ocasião o diretor da Codevasf, Luís Napoleão, o presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina, Aerolande Cruz, o superintendente regional da 3ª SR, Aurivalter Cordeiro, o presidente da ABRAFRUTAS, Guilherme Coelho, dentre outras autoridades locais.
0 Comentários
Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.