Posto de combustível inicia comercialização de gás natural para veículos em Petrolina (PE)

Reprodução / TV Grande Rio


O Gás Natural Veicular (GNV) passou a ser uma opção para os motoristas de Petrolina, no Sertão de Pernambuco e já está disponível em um posto no Distrito Industrial do município.

O Pastor Fábio Lima é do Rio de Janeiro e está de férias na região do Vale do São Francisco. Ele já utiliza o gás natural há quase um ano. "A questão da economia, para mim é muito vantajoso, eu não sinto nenhuma diferença grande no carro, muito bom mesmo. O pessoal tinha aquele mito do motor que danifica, mas graças a Deus até hoje não danificou nada".

Petrolina é a 29ª cidade de Pernambuco a disponibilizar o gás natural à população. Atualmente 120 veículos estão aptos a receberem o GNV no município.

O gás natural começou a ser instalado em Petrolina no mês de maio, um investimento inicial de mais de 30 milhões de reais, fruto da parceria entre a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) e um grupo norte americano.

Para ofertar o GNV aos clientes, o dono de posto Elinaldo Galdino também precisou fazer investimentos no posto e capacitar a equipe de frentistas. Mas está satisfeito em ser o primeiro empresário a operar com o gás natural na cidade.

"Uma sensação de missão cumprida, para atender a ansiedade dos consumidores. Porque como o custo de combustível está muito caro, o gás vem para melhorar a situação principalmente para motoristas de aplicativo, taxistas e todas aquelas pessoas que rodam muito e consomem muito combustível, o gás veio realmente para aliviar a vida dessas pessoas".

A principal vantagem dos gás natural em relação ao combustível é o preço. A economia pode chegar a 60%. Uma economia que fez com que o motorista de aplicativo Luis Carlos não desistir da atual ocupação.

"Eu acho que todos que trabalham com aplicativo que puderem, devem colocar (GNV), porque a economiza é absurda. Eu tinha pensado em desistir e agora estou voltando de novo, vou voltar a trabalhar por causa do gás".

Para abastecer com gás natural, é necessário investir na conversão do veículo.

"A pessoa deve procurar uma fornecedora, devidamente homologada pelo Inmetro. Em Petrolina a gente já tem nove em processo de homologação. É importante também ele entender que o investimento que ele vai fazer inicial é um investimento relativamente alto, mas é um investimento que tem um retorno muito rápido, por conta da economia que ele vai ter em relação à gasolina.", explicou o supervisor do segmento veicular da Copergás, João Guerra.

Com a conversão feita corretamente, além de economia, o motorista garante segurança.

"As revendedoras vão entregar para ele um certificado de que o carro foi convertido dentro das regras, dentro das normas, depois ele vai passar por inspeção do Inmetro que vai garantir que essa conversão foi feita dentro das normas garantindo todo um processo de segurança para que o veículo possa rodar e abastecer sem nenhum problema.", finalizou João Guerra.

Postar um comentário

0 Comentários